Próximas Ações

Operacionalização metodológica do Novo Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Secundário_Sec. Penafiel_PD06
Curso de formação
Candidaturas Abertas

Modalidade: Curso de Formação_25 horas

Acreditação: CCPFC/ACC - 100906/18

Destinatários: Professores do grupo 300

Local de Realização: Escola Secundária de Penafiel

Formadora: Dalila Guerra

Cronograma:

outubro     20     9:00_13:00 e das 14:00_18:00

outubro     27     9:00_13:00 e das 14:00_18:30

novembro 13     9:00_13:00 e das 14:00_18:30

Relevância da ação

Mais se certifica que, para os efeitos previstos no nº 1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão para Professores do grupo 300.

Para efeitos de aplicação do artigo 9º do RJFC de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira dos Professores do Grupo 300.

OBJETIVOS A ATINGIR

  • Analisar propostas de atividades e materiais propiciadores dos desempenhos previstos nas Metas para os diferentes conteúdos, em cada um dos domínios de referência.
  • Equacionar percursos pedagógico-didáticos à luz do Novo Programa de Português do Ensino Secundário e respetivas Metas Curriculares.
  • Construir, testar e reformular novos materiais pedagógicos.
  • Testar metodologias, procedimentos e conteúdos programáticos, incentivando uma prática reflexiva, problematizadora e atuante por parte dos docentes.
  • Criar recursos para utilização na aula de Português,
  • Reconhecer a importância de planificar de forma a integrar as competências plasmadas no Programa - Educação Literária, Gramática, Leitura, Escrita e Oralidade.
  • Reconhecer que o trabalho integrado de competências é necessário a uma planificação exequível.

Elaborar uma planificação de unidade e respetivos instrumentos de avaliação

CONTEÚDOS DA AÇÃO

  • Apresentação do documento Novo Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Secundário
  • Os princípios orientadores.
  • A estrutura.
  • Os objetivos.
  • Domínios e respetivos conteúdos.
  • Análise crítica do documento Aprendizagens Essenciais para o Ensino Secundário e Perfil do Aluno no Final do Ensino Secundário
  • O domínio da Oralidade
  • Os conteúdos e respetivos tópicos.
  • Os géneros textuais.
  • Os correspondentes descritores de desempenho indicados nas Metas.
  • A relação com o domínio da Leitura e o da Escrita.
  • O domínio da Leitura
  • Os conteúdos e respetivos tópicos.
  • Os géneros textuais.
  • A complexidade textual.
  •  Os correspondentes descritores de desempenho indicados nas Metas.
  •  A relação com o domínio da Oralidade e o da Escrita.
  • O domínio da Escrita
  • Os conteúdos e respetivos tópicos.
  • Os géneros textuais.
  • Os correspondentes descritores de desempenho indicados nas Metas.
  • A relação com o domínio da Oralidade e o da Leitura.
  • O domínio da Educação Literária
  • As obras e os textos literários selecionados.
  • Os tópicos de conteúdo.
  • A complexidade textual.
  • O Projeto de Leitura.
  • Os correspondentes descritores de desempenho indicados nas Metas.
  • O domínio da Gramática
  • Os conteúdos e os correspondentes descritores de desempenho indicados nas metas.

A articulação com os outros domínios do Programa

METODOLOGIAS DE REALIZAÇÃO DA AÇÃO

  • Sessões presenciais - apresentação de conceitos e princípios fundadores.
  •  Apresentação e discussão dos trabalhos a realizar nas sessões presenciais e não presenciais.
  • Sessões de trabalho autónomo.
  • Reflexão e mediação pedagógica de saberes teóricos para aplicação em sala de aula.
  • Construção de novos materiais didáticos que promovam aprendizagens significativas pela sua aplicação em contexto escolar.
  • Realização de uma planificação de unidade para cada um dos anos que integram o ensino secundário, assim como os respetivos instrumentos de avaliação - trabalho de grupo.
  • Realização de um plano de aula – trabalho individual.
  •  Elaboração de um relatório individual.

Elaboração de um portefólio final em grande grupo.

AVALIAÇÃO DOS FORMANDOS

  • Planificação de unidade didática e respetivos instrumentos de avaliação.
  • Plano de aula
  • Relatório:
  • 5 Partes obrigatórias.
  • Apresentação ou introdução.
  • Balanço das atividades desenvolvidas na formação.
  • Reflexão sobre um dos domínios programáticos (qual o entendimento sobre o ensino de um domínio à escolha, à luz do novo programa).
  • Autoavaliação (indicação da classificação que se adequa ao desempenho na formação).

Conclusão.

INSCRIÇÃO

Na plataforma do CFAEPPP (inscrição na turma)

http://cfaeppp.ulu.pt/CentroFormacao/

20 vagas

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

1º Ser Professor da Escola Secundária de Penafiel (75 % vagas)

2º Ser professor das restantes escolas associadas

3º Ordem de Inscrição

PRAZO DE INSCRIÇÃO    

De 19 de setembro até ao preenchimento das vagas

 

 

_Expressão Plástica: experiências desenhadas e coloridas_AE Lordelo_PD02
Curso de formação
Candidaturas Abertas

Modalidade:                       Curso de Formação – 25 horas

Acreditação:                      CCPFC/ACC-100643/18

Destinatários:                  Professores dos Grupos 110 e 240

Local de Realização:     Agrupamento de Escolas de Lordelo

Cronograma                     

Outubro                                17, 24, 31                               

Novembro                            7, 21                                       

Dezembro                            5, 12

(a iniciar às 17h)

Formador:    LUÍS MANUEL FERREIRA PINHEIRO

Relevância da ação

Mais se certifica que, para os efeitos previstos no nº 1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110 e 240.

Para efeitos de aplicação do artigo 9º do RJFC de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110 e 240.

Razões justificativas da ação e a sua inserção no plano de atividades da entidade proponente

Esta ação pretende sensibilizar os professores para a aprendizagem das técnicas de pintura em diferentes suportes técnicos. Enriquecer através da composição e de cor a elaboração da pintura na área das expressões visuais. Aplicar diversas técnicas de pintura poderá desenvolver novas capacidades de expressão junto dos alunos e fomentar o trabalho em grupo. Esta ação vai ao encontro do conteúdo das disciplinas das artes visuais, destacando os seguintes objetivos gerais: sensibilizar e orientar os formandos para experiências práticas, que se transformam numa parte ativa do conhecimento; desenvolver uma atitude reflexiva, criativa e inventiva, conciliando aprendizagem e informação, de modo a alcançar um espaço pedagógico criativo e interativo e promover experiências de aprendizagem abordando diferentes meios de expressão.

Objetivos a atingir

Incentivar os professores para, junto dos seus alunos, desenvolver e explorar:

- Promover a transversalidade da expressão plástica.

- Fomentar o contacto com a obra de arte.

- Contribuir para o desenvolvimento dos alunos ao nível da sensibilidade estética e do gosto pela arte.

- Promover a inovação e a criatividade dos alunos.

- Incrementar a troca de experiências educativas, refletindo sobre as práticas desenvolvidas, de modo a aperfeiçoar meios processuais e ou técnicos.

- Utilizar os diversos meios de expressão.

- Desenvolver as capacidades expressivas dos instrumentos e materiais.

- Aplicar as técnicas básicas de expressão plástica.

Conteúdos da ação

Apresentação da ação de formação, discussão dos critérios de avaliação e indicação do material necessário para as sessões (30min).

DESENHO/PINTURA

- Grafite e carvão sobre papel ou cartão (30 min. - Teórica | 2:30 horas - Prática).

- Lápis de cor sobre papel/cartão (30 min. - Teórica | 2:30 horas - Prática).

- Marcadores ou canetas de feltro sobre papel/cartão (30 min. - Teórica | 2:30 horas - Prática).

PINTURA/IMPRESSÃO

- Guache sobre papel/cartão (30 min. - Teórica | 2:30 horas - Prática).

DESENHO/PINTURA

- Pastel seco sobre papel/cartão (30 min. - Teórica | 2:30 horas - Prática).

- Pastel óleo sobre papel/cartão (30 min. - Teórica | 2:30 horas - Prática).

- Acrílico sobre tela (30 min. - Teórica | 2:30 horas - Prática).

RECORTE, COLAGEM E TÉCNICAS MISTAS

- Técnica mista sobre cartão/plátex (30 min. - Teórica | 2:30 horas - Prática).

- Análise do processo de trabalho e dos resultados obtidos e avaliação (30min).

Metodologias de realização da ação

As sessões a ministrar serão teórico/práticas, abarcando:

- Mostra visual das técnicas (desenho, pintura, impressão e colagem) e materiais referidos (papel, cartão, plátex e tela).

- Experimentação de algumas técnicas referidas e realização de trabalhos pelos formandos.

Regime de avaliação dos formandos

• Participação nas sessões de trabalho – 40% + Trabalho final – 60%

• Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas presenciais;

•  Trabalhos práticos efetuados nas sessões presenciais e reflexão crítica final, de acordo com os critérios previamente estabelecidos, classificados na escala de 1 a 10, conforme indicado na Carta Circular CCPFC – 3/2007 – setembro 2007, com a menção qualitativa de:

1 a 4,9 valores – Insuficiente;

5 a 6,4 valores – Regular;

6,5 a 7,9 valores – Bom;

8 a 8,9 valores – Muito Bom;

9 a 10 valores – Excelente

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

1º Ser Professor das Escolas Associadas ao CFAEPPP

        75% vagas para o AE de Lordelo

        25% vagas para as restantes

2º Ordem de Inscrição

PRAZO DE INSCRIÇÃO    

De 12 a 30 setembro

Introdução à Folha de Cálculo – Microsoft Excel_Sec. Paredes_PD05
Curso de formação
Candidaturas Abertas

Modalidade: Curso de 15 horas

Acreditação: CCPFC/ACC - 92595/17

Destinatários:Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário

Local de Realização: Escola Secundária de Paredes

Formador: Juan Nolasco

Cronograma

outubro     12     14:30 – 18:30

outubro     19     14:30 – 18:30

outubro     26     14:30 – 18:30

novembro     02     14:30 – 17:30

Relevância da ação

Mais se certifica que, para os efeitos previstos no nº 1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

Para efeitos de aplicação do artigo 9º do RJFC de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para a progressão em carreira.

Razões justificativas da acção e a sua inserção no plano de actividades da entidade proponente

Nas escolas, hoje, um professor vive rodeado de tecnologia. Torna-se necessário proporcionar a aquisição de diferentes instrumentos pedagógico-didácticos adequados ao meio que o rodeiam. A folha de cálculo é uma das ferramentas cruciais e com grandes potencialidades de utilização no dia-a-dia de um professor. A aprendizagem desta ferramenta fornecerá a cada professor novos instrumentos de utilização diária no processo de ensino aprendizagem. Ao mesmo tempo, os conhecimentos que irá adquirir farão com que poupe imenso tempo na realização de tarefas profissionais mais comuns. Hoje em dia são muitos os professores que por falta de formação nesta área continuam a desenvolver certas tarefas de forma manual e sem recurso às novas tecnologias, gastando assim mais tempo e não utilizando os meios informáticos que tem à sua disposição. Desta forma, esta formação visa criar condições para a formação contínua de professores no âmbito da utilização do EXCEL nos processos de ensino aprendizagem e a efectiva utilização dos meios disponíveis.

Objectivos a atingir
• Debater e aplicar as várias funcionalidades da folha de cálculo (Familiarizar-se com o Microsoft Excel,
• Conhecer e utilizar as várias potencialidades do Microsoft Excel);
• Fornecer aos professores o conhecimento e as bases para a utilização da folha de cálculo na sua prática
diária;
• Reflectir sobre o impacto da utilização da folha de cálculo e o seu potencial;
• Permitir aos professores utilizar novas práticas no seu dia-a-dia (Ex. Correcção de provas, avaliação, preparação
de aulas, desenvolvimento de recursos);
• Promover a produção de recursos utilizando as novas tecnologias;
• Promover a partilha e divulgação de materiais entre os vários professores e alunos;
• Promover e incentivar a auto-formação.

Conteúdos da acção
1. Conceitos gerais sobre folhas de cálculo: (0,5 horas)
1.1. Elementos principais de uma folha de cálculo.
1.2. Operadores aritméticos, relacionais e de referência.
1.3. Funções básicas.
2. Ambiente de trabalho de uma folha de cálculo: (0,5 horas)
2.1. Estrutura geral.
2.2. Friso.
2.3. Separadores.
3. Propriedades de um livro. (0,5 horas)
4. Temas. (0,5 horas)
5. Inserção de dados. (0,5 horas)
6. Formatação de células. (0,5 horas)
7. Ordenação. (0,5 horas)
8. Transferência (copiar, cortar e colar). (0,5 horas)
9. Formatação condicional. (0,5 horas)
10. Manipulação de colunas/linhas. (0,5 horas)
11. Funções básicas: (2 horas)
11.1. Soma.
11.2. Média.
11.3. Máximo.
11.4. Mínimo.
11.5. Contar.
11.6. Se.
12. Fórmulas simples, utilizando os operadores aritméticos. (2 horas)
13. Manipulação de funções e fórmulas: (2 horas)
13.1. Preenchimento automático.
13.2. Referências relativas, absolutas e mistas.
14. Manipulação de imagens. (0,5 horas)
15. Organização de folhas. (0,5 horas)
16. Configuração de folhas: (2 horas)
16.1. Orientação.
16.2. Margens.
16.3. Alinhamento.
16.4. Cabeçalhos e rodapés.
17. Integração de tabelas e de gráficos no Word e no PowerPoint. (0,5 horas)
18. Gravação em diferentes formatos e localizações (0,5 horas)

Metodologias de realização da acção
Metodologia Teórico prática, com o recurso à utilização de fichas auto-guiadas, de forma a incentivar o trabalho autónomo do docente com a Folha de Cálculo.

Regime de avaliação dos formandos

Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas presenciais.

Trabalhos práticos efectuados nas sessões presenciais e reflexão crítica final, de acordo com os critérios previamente estabelecidos, classificados nas escola de 1 a 10, conforme indicado na Carta Circular  CCPFC – 3/2007 – setembro 2007, com a menção qualitativa correspondente.

INSCRIÇÃO

Na plataforma do CFAEPPP (inscrição na turma)

http://cfaeppp.ulu.pt/CentroFormacao/

20 vagas

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

1.º Ser Professor da Escola Secundária de Paredes (75%).

2.º Ser Professor das restantes escolas associadas (25%).

3.º Ordem de Inscrição.

 

PRAZO DE INSCRIÇÃO    

De 19 de setembro a 3 de outubro.

 

 

_Educação para a cidadania_do enquadramento às práticas_Sec. Paredes_PD04
Oficina de formação
Candidaturas Abertas

Modalidade:                   Oficina de Formação – 60 horas (30presenciais+30trabalho autónomo)

Acreditação:                        A aguardar

Destinatários:                Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de educação Especial

Local de Realização:    Escola Secundária de Paredes

Formador(a):                   Ana Granja

Cronograma                 

outubro                           3, 17 e 31        das  15:30_20:30                 

novembro                       14 e 28             das  15:30_20:30          

dezembro                        15 ou 20          das 8:30_13:30 ou 15:30_20:30                    

Relevância da ação

O Programa do XXI Governo Constitucional refere a educação como meio de valorização da cidadania democrática, salienta a melhoria da qualidade das aprendizagens e do sucesso educativo de todos os alunos. O Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória reforça o papel da escola na formação para o exercício da cidadania e para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. No âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, é proposta uma nova componente curricular nos ensinos básico e secundário: Cidadania e Desenvolvimento.

Neste contexto e domínio, coloca-se a necessidade de investir na formação contínua de docentes, no sentido da valorização dos mesmos e da melhoria da qualidade das aprendizagens dos alunos.

Objetivos a atingir

•Refletir sobre os conceitos de cidadania e de educação para a cidadania à luz da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC), de referentes teóricos e das conceções e práticas dos docentes; • Abordar formas de operacionalização da ENEC ao nível da escola: aprendizagens esperadas em Cidadania e Desenvolvimento (CD); componentes fundamentais dos domínios da educação para a cidadania; exploração, produção e aplicação de recursos educativos de apoio ao trabalho docente em CD; • Utilizar metodologias ativas, centradas na aprendizagem vivencial da cidadania democrática e na abordagem inter, multi e transdisciplinar;

• Promover práticas de avaliação dos alunos adequadas a conteúdos e metodologias de educação para a cidadania

Conteúdos da ação

A ação de formação se rá desenvolvida numa perspetiva teórico-prática, privilegiando a articulação entre as aprendizagens adquiridas nas sessões presenciais e a realização de trabalho autónomo. As sessões presenciais conjuntas têm por objeto os seguintes conteúdos e respetiva carga horária:

1. Apresentação da Estratégia Nacional de Educação par a a Cidadania – 2 horas;

2. Metodologia de implementação da componente curricular de ‘Cidadania e Desenvolvimento’: Whole School Approach – 5 horas;

3. Avalia ção das aprendizagens dos alunos em ‘Cidadania e Desenvolvimento’ – 3 horas;

4. Domínios de Educação para a Cidadania, de acordo com os seguintes grupos:

4.1. Direitos Humanos (civis e políticos, económicos, sociais e culturais e de solidariedade); Igualdade de Género;

Interculturalidade (diversidade cultural e religiosa); Instituições e participação democrática; Voluntariado – 6 horas;

4.2. Desenvolvimento Sustentável; Educação Ambiental; Bem-estar animal – 3 horas;

4.3. Saúde (promoção da saúde, saúde pública, alimentação, exercício físico); Sexual idade (diversidade, direitos, saúde sexual e reprodutiva) – 3 horas;

4.4. Literacia financeira e educa ção para o consumo; Empreendedorismo (nas suas vertentes económica e social); Mundo do Trabalho – 3 horas;

4.5. Segurança rodoviá ria; Risco; Segurança, Defesa e Paz; Media – 5 horas.

Metodologias da ação

Sessões presenciais

Formação presencial - abordagem teórico-prática; apresentação de inputs teóricos em conjugação com a realização de atividades concretas pelos formandos, mediante processos de ‘aprender fazendo’ e de momentos de reflexão e de debate.

Utilização de metodologias ativas que se espera que os formandos venham a pôr em prática na sua ação com os alunos.

Incentivo à produção de recursos didáticos pelos formandos.

Trabalho autónomo

Trabalho autónomo (em sala de aula e/ou noutros contextos educativos) - abrange a conceção,

aplicação e avaliação de atividades/projetos com os alunos, em que os docentes mobilizem competências e apliquem metodologias trabalhadas nas sessões presenciais. Apresentação dos trabalhos da componente autónoma, bem como elaboração de relatório individual.

Avaliação dos formandos

A avaliação contínua do desempenho d os/as formandos/as terá por base o trabalho realizado nas sessões presenciais, assim como na componente de trabalho autónomo, em função das atividades realizadas com os/as alunos/as, ao nível da sala de aula e/ou de outros contextos das práticas pedagógicas dos/as formandos/as.

Na parte final da ação, haverá também uma avaliação dos/as formandos/as tendo por objeto a apresentação dos trabalhos da componente autónoma, bem como relatório individual.

Os/As formandos/as serão avaliados utilizando a escala de 1 a 10 v alores, conforme estipulado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, recorrendo aos parâmetros de avaliação estabelecidos pela DGE.

Inscrição

Na plataforma do CFAEPPP (inscrição na turma)   http://cfaeppp.ulu.pt/CentroFormacao/

20 vagas

Critérios de seleção

1º Designado pela Escola/Agrupamento

Prazo de inscrição

De 13 a 22 de setembro

 

 

 

 

Ações a Decorrer