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Ações a Decorrer

O Ensino dos Jogos desportivos coletivos através do Jogo_AE Vilela_PD_F_23
Curso de formação
A Decorrer

ABREM INSCRIÇÕES A 2 de SETEMBRO

Designação da ação / Registo de acreditação

O Ensino dos Jogos desportivos coletivos através do Jogo / CCPFC/ACC-103219/19

Formador(a) / Registo dos formadores

Luís Mortágua e João Barbosa / CCPFC/RFO-12522/01

Modalidade / Destinatários

Curso de Formação - 25 horas

Professores dos Grupos 260, 620

Local de realização

Escola Secundária de Vilela

Relevância da ação

Mais se certifica que, para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260 e 620.

Para efeitos de aplicação do artigo 9º do RJFC de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 260 e 620.

Cronograma

setembro 18, 25, 27 das 18:30_21:30

outubro     3, 9, 11, 16 das 18:30_21:30

                   18 das 18:30_22:30

OBJETIVOS A ATINGIR

- Sensibilizar os professores para uma metodologia de abordagem dos conteúdos da disciplina educação física atrativa;

- Reconhecer o Jogo como atividade a privilegiar nas aulas de educação física;

- Contribuir para um processo de ensino-aprendizagem de qualidade, partindo do Jogo e das principais preocupações didático-metodógicas na sua abordagem e

- Potenciar a prática desportiva como formação da cidadania global e apoiar os professores na prática pedagógica diária.

 CONTEÚDOS DA AÇÃO

Fundamentos para a programação dos conteúdos da disciplina de Educação Física (1 h).

Distribuição dos conteúdos da disciplina de Educação Física ao longo das diferentes etapas  educativas – 2º e 3º ciclo do ensino básico e secundário. (1 h)

Reflexões em torno do Jogo (2 h): Análise conceptual da terminologia associada ao Jogo. O papel multifacetado do jogo. O jogo como conteúdo de ensino.

Considerações didático-metodológicas para o ensino do Jogo (1 h).

O Jogo aplicado aos conteúdos programáticos da disciplina de Educação Física no ensino  básico e secundário (1 h).

Os jogos em Educação Física dos 10 aos 12 anos (5 h).

Os jogos em Educação Física dos 12 aos 14 anos (5 h).

Os jogos em Educação Física no ensino secundário (5 h)

A aula de Educação Física – prática pedagógica - simulação (4 h)

METODOLOGIAS DE REALIZAÇÃO DA AÇÃO            

Relativamente às sessões de caráter teórico (6 h), a exposição dos conteúdos, será efectuada através de slides do programa Microsoft PowerPoint e, quando necessário, pela observação de vídeos. Em simultâneo, será facultado aos formandos um apoio teórico, constituído essencialmente por documentos alusivos à temática em questão, bem como por referências bibliográficas. No que diz respeito às sessões de carácter prático (19 h), o conjunto de atividades contempladas apresentam como principal objetivo proporcionar a vivência prática das situações teóricas anteriormente abordadas. Por último, estão previstas elaborações e apresentações de trabalhos de foro teórico e prático, concretamente realização de unidades didáticas e sessões de prática pedagógica.

AVALIAÇÃO DOS FORMANDOS

A avaliação dos formandos docentes nas ações de formação é contínua e participada por todos os intervenientes. As dimensões a avaliar são: a participação, o trabalho autónomo (se aplicável) e o trabalho individual. O resultado final é depois traduzido numa classificação quantitativa expressa na escala de 1 a 10 valores a que acresce uma menção qualitativa.

INSCRIÇÃO

Na plataforma do CFAEPPP (inscrição na turma)

http://cfaeppp.ulu.pt/CentroFormacao/

20 vagas

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

1.º Ser docente do grupo 260 ou 620 a exercer funções numa escola associada ao CfaePPP, de acordo com data de progressão*;

2.º Ordem de Inscrição.

PRAZO DE INSCRIÇÃO    

De 2 de setembro  até ao preenchimento das vagas.

*Caso progrida nos próximos meses, envie email com data da progressão para lhe ser dada prioridade (sujeito a confirmação pela listagem enviada)

Oficina de Formação de Escrita Criativa_Sec. Paços de Ferreira_PD_F_07
Oficina de formação
A Decorrer

Designação da ação / Registo de acreditação

Oficina de Formação de Escrita Criativa / CCPFC/ACC-103548/19

 Formador(a) / Registo dos formadores

GRACINDA EUGÉNIA DE SOUSA BARBOSA MAGALHÃES / CCPFC/RFO-28839/11

Modalidade / Destinatários

Oficina de Formação - 26 horas (13h presenciais e 12h de trabalho autónomo)

Professores dos Grupos 300, 320, 330 e 350

Local de realização

Escola Secundária de Paços de Ferreira

Relevância da ação

Mais se certifica que, para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 300, 320, 330 e 350.

Para efeitos de aplicação do artigo 9º do RJFC de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 300, 320, 330 e 350.

Cronograma

setembro

11, 18, 25 das 15:30_18:30

outubro

9, 16 das 15:30_17:30

OBJETIVOS A ATINGIR

Com esta Oficina de Formação, pretende-se sobretudo partilhar, no sentido de dar a conhecer práticas de estímulo à escrita, através de exemplos de técnicas, ferramentas e projetos desenvolvidos noutros contextos.

Procura-se valorizar os participantes, as suas relações, os seus hábitos e as suas histórias, em mútuo consentimento, fomentando não só a aquisição de saberes, mas também de novas atitudes e comportamentos, no sentido da mudança e de outros modos de vida.

Os efeitos a produzir com esta Oficina de Formação que aqui se apresentam são relativos aos formandos, com o intuito de os dotar de estratégias e instrumentos para que, depois, os possam estender junto do público-alvo com quem trabalham.

Assim, são objetivos da oficina de formação:

- Abordar a temática da escrita de forma criativa;

- Reforçar o gosto e o prazer pela escrita;

- Desenvolver atividades de oficina de escrita;

- Adquirir conhecimentos sobre práticas de escrita criativa;

 - Aplicar conhecimentos assimilados.

 CONTEÚDOS DA AÇÃO

O ensino da escrita;

O ensino processual da escrita/ aperfeiçoamento de texto/ estratégias (planificação/ textualização/revisão);

Rever, repensar, reescrever;

Práticas de escrita criativa (Ex. “Poemas em Diálogo”; “Narrativas à conversa”; “Imagens que falam”; “Uma questão de estilo” e outros);

A oficina de escrita.

Desenvolvimento de práticas pedagógicas no âmbito das competências específicas:

Construção de materiais;

Testagem de materiais, criados nas sessões conjuntas ou em trabalho autónomo;

 Debate e troca de experiências entre formandos a partir dos trabalhos de grupo, pares ou autónomo.

METODOLOGIAS DE REALIZAÇÃO DA AÇÃO            

PRESENCIAL_

Apresentação das etapas do trabalho a desenvolver e explicitação de:

a)Enquadramento da oficina de formação proposta;

b)Metodologia e calendarização do trabalho a desenvolver;

c)Pressupostos teóricos dos documentos-base norteadores dos trabalhos a desenvolver;

d)Critérios de avaliação do processo e do produto final.

Desenvolvimento das tarefas teórico-práticas enunciadas;

Apresentação de exemplos práticos de exploração criativa de conteúdos literários e/ou não literários, funcionando como sugestão a ser explorada nas sessões de trabalho autónomo.

Apresentação e discussão das propostas dos trabalhos realizados nas sessões presenciais e não presenciais, bem como da aplicação em espaço de sala de aula.

TRABALHO AUTÓNOMO_

Reflexão e mediação pedagógica dos saberes teóricos para aplicação em sala de aula;

Construção de novos materiais didáticos promotores de aprendizagens significativas pela sua aplicação em contexto escolar;

Testagem em sala de aula dos materiais criados na ação de formação;

Partilha dos resultados da aplicação de materiais construídos;

Elaboração da reflexão final.

AVALIAÇÃO DOS FORMANDOS

Avaliação sistemática do desempenho e produtividade nas sessões presenciais e não presenciais e avaliação dos materiais produzidos. Os formandos serão avaliados de acordo com a tabela 0 a 10 valores, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos pela DGIDC e respeitando os dispositivos legais da avaliação contínua.

INSCRIÇÃO

Na plataforma do CFAEPPP (inscrição na turma)

http://cfaeppp.ulu.pt/CentroFormacao/

20 vagas

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

1.º Ser docente dos grupos indicados das escolas associadas, de acordo com data de progressão*;

2.º Ordem de Inscrição.

PRAZO DE INSCRIÇÃO    

De 30 de julho até ao preenchimento das vagas.

*Caso progrida nos próximos meses, envie email com data da progressão para lhe ser dada prioridade (sujeito a confirmação pela listagem enviada pelo agrupamento/escola).